top of page
  • Foto do escritorThais Zanchettin

Como escrever os votos de casamento?


Uma tendência cada vez mais presente em casamentos é a utilização de votos pessoais em substituição aos tradicionais “na saúde e na doença, na alegria e na tristeza...". Esses textos, recheados de juras autênticas, marcado por traços pessoais e que contam a história do casal, dão mais significado à promessa feita para a nova vida.


Os votos personalizados são mais do que um juramento; são uma declaração de amor. Eles garantem não só uma conexão profunda entre os noivos, como também integram os convidados àquele momento tão especial. A cumplicidade com a história sensibiliza todos os presentes – sejam eles pais, parentes ou amigos.


Como resumir a trajetória do casal, os sonhos para o futuro e as juras que serão feitas em um único texto? Esse é um dos serviços oferecidos por nós. A Com Amor Vírgula é uma empresa pioneira no país, empresa especializada na criação de textos de amor. A jornalista, escritora e idealizadora da Com Amor Vírgula, Thais Zanchettin, separou cinco dicas para ajudar os noivos a escrever os votos de casamento, a declaração de amor mais importante.


Se você não sabe como escrever os votos de casamento, siga este passo a passo.

5 dicas para escrever votos de casamento

1_ defina sua mensagem-chave: o primeiro passo é encontrar qual frase ou declaração resume a ideia principal dos votos. Não se preocupe se essas mensagens forem clichês como "eu te amo", "você é a pessoa mais importante", "eu preciso de ti", "nascemos um para o outro". Elas servirão apenas de base para os próximos passos.

2_ faça-se perguntas: para fugir do clichê e das palavras vazias, é preciso dar concretude aos sentimentos, às emoções. Para conseguir isso, é necessário um exercício de entrega e reflexão. A partir da mensagem-chave, relembre a história de vocês dois, os bons e maus momentos, as situações mais importantes, faça-se perguntas para entender como o sentimento foi construído. Consciência é o nível mais sutil do afeto.

3_ pense no seu par e nos planos para o futuro: todos gostam de deixar marcas pessoais uns nos outros, por isso, pense sobre quem é a pessoa pela qual você se apaixonou, quais as características mais marcantes dela. Também eleja quais promessas, entre tantas, você considera necessárias fazer e que são valores importantes ao seu par. Entregue em seus votos a certeza de que você conhece profundamente o seu amor.

4_ escreva com o coração e com seu próprio estilo: com as respostas aos questionamentos anteriores, já será possível deixar para trás as palavras vazias e as mensagens protocolares. Para construir o texto, seja fiel ao seu estilo e à linguagem que usa com o seu amor e com os seus familiares. Elenque o que é mais importante e construa o seu texto.

5_ seja sempre verdadeiro: não escreva palavras que não for capar de sentir genuinamente. Além de soar falsas, elas podem descredibilizar todo o discurso. Não escreva bonito em detrimento da autenticidade. Somos capazes de emocionar apenas com sinceridade e entrega. A beleza vive muito mais perto da verdade do que da perfeição.


Mesmo assim não sabe como escrever os votos de casamento? Chama a gente para te ajudar! Tenho certeza que criaremos os votos de casamento mais lindos e emocionantes.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page